Conheça o Arquiteto Leonardo Inojosa

0395853

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003) e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2010). Atualmente é arquiteto - diretor na Inojosa Arquitetura e Engenharia LTDA..

Profissionalmente atua na área de arquitetura promocional, comercial e residencial. Tem experiência acadêmica na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto estrutural, estrutura de concreto.

Veja o currículo na Plataforma Lattes.

Publicações Acadêmicas

O Sistema Estrutural na Obra de Oscar Niemeyer em Brasília

CILAMCE - Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais na Engenharia, 2010, Buenos Aires, Arqentina.

15 de setembro de 2010

Na arquitetura de Oscar Niemeyer é evidente a presença marcante do Sistema Estrutural na definição da forma e assim no resultado plástico da obra construída. Niemeyer gosta de valorizar o trabalho do engenheiro e costuma dizer em suas publicações que na boa arquitetura, quando a estrutura está pronta a arquitetura já está presente. Nos palácios de Brasília, Niemeyer procurou um apuro tecnológico que o permitisse usar formas simples e puras, para isso teve como principal apoio a estrutura e seu grande parceiro, o engenheiro Joaquim Cardozo. Os projetos dos Palácios são caracterizados pela própria estrutura, em uma busca de soluções inovadoras, mas sempre dentro da lógica do sistema estático, buscando sempre o limite máximo da resistência dos materiais. Neste trabalho faz-se uma análise da relação da forma arquitetônica com os sistemas estruturais adotados analisando suas soluções técnicas, procurando evidenciar os elementos de criatividade do projetista para equilibrar a estrutura. Faz-se uma análise numérica qualitativa de diversas soluções estruturais através de ferramentas computacionais como SAP 200 e Ftool

Acesse: O Sistema Estrutural na Obra de Oscar Niemeyer em Brasília

Aspectos do Projeto Estrutural da Cúpula Invertida da Câmara dos Deputados no Palácio do Congresso Nacional

CILAMCE - Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais na Engenharia, 2009, Armação de Buzios, Rio de Janeiro.

15 de setembro de 2009

A Cúpula invertida da Câmara foi mais um desafio proposto por Niemeyer ao calculista Joaquim Cardozo. Conhecido como o “Engenheiro da Poesia”, Cardozo é considerado um pioneiro do Movimento Moderno e se destaca como calculista das principais obras de Oscar Niemeyer, como o Conjunto da Pampulha e os edifícios de Brasília. Joaquim Cardozo é responsável por uma verdadeira revolução técnica na engenharia brasileira, estimulado e inspirado pelos projetos de grandes arquitetos com quem trabalhou durante toda sua carreira, como antecipa, muito antes de se consagrar como o engenheiro de Brasília, em 1939, durante uma aula de Teoria e Filosofia da Arquitetura na Escola de Belas Artes de Pernambuco.

Neste trabalho faz-se uma análise do projeto estrutural da cúpula da Câmara dos Deputados buscando-se mostrar elementos de criatividade do projetista para equilibrar a estrutura. Faz-se uma análise numérica qualitativa da solução estrutural com as ferramentas computacionais disponíveis.

Acesse: Aspectos do Projeto Estrutural da Cúpula Invertida da Câmara dos Deputados no Palácio do Congresso Nacional

Últimos trabalhos